• Morada: Rua Cidade Rabat, nº 37 L, 1500-159 Lisboa Telefone: 211 604 509 Telemóvel/whatsapp: 914 168 804 Email: geral@oxyclinic.pt

  • Março Amarelo: Sensibilização para a Endometriose

    marcoamarelo.jpg

    No mês de março, a nossa atenção recai sobre uma questão de extrema importância para a saúde das mulheres: a endometriose. Esta condição afeta predominantemente mulheres em idade reprodutiva e estima-se que cerca de 10% das mulheres jovens em todo o mundo sofrem de endometriose, representando um desafio significativo para o bem-estar físico e emocional das pacientes.

    O Que é?

    A endometriose é caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do útero. Este tecido, normalmente reveste o útero e responde às hormonas femininas para receber um embrião ou, na ausência de gravidez, é eliminado durante a menstruação.
    O tecido fora do útero responde de forma semelhante, com ciclos de crescimento e descamação (hemorragia) que levam à inflamação, fibrose e formação de lesões de endometriose.

    Onde surge?

    Essas lesões são mais comuns nos ovários, trompas de Falópio e nos tecidos e órgãos próximos do útero, como o intestino ou a bexiga. Mais raramente, podem ocorrer lesões de endometriose em áreas mais distantes do abdómen, como os pulmões.

    Causas

    As causas exatas da endometriose ainda são desconhecidas, mas sabe-se que é uma doença estimulada por hormonas femininas e associada a processos inflamatórios.

    Sintomas

    Os sintomas mais comuns desta doença incluem dor pélvica incapacitante, que pode assumir diferentes formas: dor cíclica incapacitante que coincide com a menstruação (dismenorreia), dor durante a relação sexual (dispareunia) e dor pélvica crónica não relacionada com a menstruação. Mais raramente, pode ocorrer dor durante a defecação e a micção, e ainda mais raramente, perda de sangue nas fezes e na urina. A infertilidade também está associada a uma maior dificuldade em conceber.

    Próximos Passos

    A endometriose tem um impacto significativo na qualidade de vida das mulheres. O diagnóstico precoce e o tratamento individualizado por equipas multidisciplinares são essenciais.
    Na Oxyclinic temos várias abordagens para ajudar as pacientes com esta patologia: Medicina Hiperbárica, Ozonoterapia, Endo Laser, Nutrição especializada e Acupuntura. Agenda já o seu tratamento e consulta de avaliação gratuita. Contacte-nos para mais informações.

     

    Fonte: spginecologia.pt

    Oxyclinic - Medicina Regenerativa, Oncológica e Hiperbárica Lda.
    Todos os procedimentos médicos estão sujeitos a avaliação ou diagnóstico individual prévio. Registada na ERS com o nº E165629 e licença nº 22608/2023

    Livro de Reclamações Eletrónico | Resolução de Conflitos de Consumo

    Rua Cidade Rabat, nº 37 L, 1500-159  Lisboa

    211 604 509

    914 168 804

    © Copyright 2023 . Oxyclinic | Desenvolvido por Yomoc